Comunicação no Mercado Financeiro

Um guia para relações com investidores

1ª edição   -   2010

Rodney Vergili      Geraldo Soares      Jennifer Almeida      

Editora Saraiva

R$ 65,00

 

O mercado de capitais brasileiro apresentou expressivo desenvolvimento a partir do final do século passado, quando empresas vislumbraram na Bolsa de Valores a possibilidade de captar recursos para financiar seus investimentos. Desde essa retomada, o mercado - constituído pela Bolsa de Valores, sociedades corretoras e outras instituições autorizadas, bem como pelo órgão regulador: a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) - ganhou visibilidade, trazendo à tona a importância da comunicação financeira.

Algumas companhias com capital em Bolsa têm tratado a comunicação como se fosse uma commodity (mercadoria padronizada, primária e sem valor agregado), o que significa que não há diferenciação, nem inovação. No entanto, a comunicação é um ativo intangível relevante na construção da imagem e da reputação de uma companhia aberta, que deve sempre visar à transparência, acessibilidade e equidade, informando e percebendo as necessidades dos acionistas/investidores.

A tecnologia está disponível. Os investidores têm acesso a milhões de informações em tempo real, o que torna a comunicação diferenciada essencial para as empresas se destacarem. Comunicação no mercado financeiro aborda essas questões, ilustrando as principais ferramentas e práticas do mercado, bem como traz o panorama sobre as Relações com Investidores e os temas que circundam a profissão.

Sumário

1. Introdução ao Mercado de Capitais e sua Evolução
2. A Comunicação Corporativa e o RI
3. Breve Histórico da Profissão
4. Princípios Básicos de um Profissional de Relações com Investidores
5. Principais Atividades do RI
6. Mercado Internacional
7. Segmentação de Públicos Estratégicos
8. Outras Ferramentas de Comunicação
9. Sustentabilidade e as Companhias Abertas
Conclusão
Anexos

Público alvo

Profissionais de relações com investidores, comunicadores financeiros e demais interessados na área de comunicação no mercado financeiro e seu grande potencial quando mantido um excelente relacionamento com o mercado de capitais.

Objetivos

Mostrar que as empresas de sucesso no mercado de capitais são aquelas que conseguem adequar melhor sua mensagem ao repertório discursivo e emocional do seu público estratégico.

Avalie » Nenhuma avaliação
Participe »  
Compartilhe »
Informações sobre o Instituto   Soluções Educacionais   Parcerias e Convênios

» Sobre o Instituto
» Central de Relacionamento
» Ajuda

» Publicações
» Tecnologia Educacional
» Educação Continuada
» Nucleo de Projetos
» Convênios
» Agenda de Eventos
» Notícias


© 2016 - Instituto Chiavenato de Educação Ltda. Todos os direitos reservados. Versión en español RSS feed Twitter Facebook

Assinatura | Últimas atualizações | Mapa do site

O uso do site incluindo o download de materiais, submissão de informações, idéias, solicitações e direitos autorais de material submetido, são regidos pelo Termo de Uso do Site e Políticas de Privacidade do Instituto.